O Centro de Formação em Lapidação e Avaliação de Diamantes (CEFOLAD) realizou, esta quinta-feira, na Lunda-Sul, a cerimónia de outorga e entrega de certificados a 68 formandos, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.
Na abertura do evento, o director do CEFOLAD, Etelvino Januário, disse que o centro está comprometido em assegurar o treinamento da mão-de-obra local e o conteúdo local para promover um crescimento económico sustentável em Angola, considerando que “a entrega dos certificados não é apenas um marco para os formandos, mas também para a indústria diamantífera nacional”.
“Os 68 formandos que hoje recebem os seus certificados são um testemunho vivo do investimento público feito pela SODIAM e pelo CEFOLAD na capacitação da nossa juventude. Este evento não só marca as conquistas individuais dos nossos graduados, mas também o progresso colectivo, rumo a um futuro próspero e sustentável. “É importante destacar que este investimento não implica qualquer custo para as suas famílias, reflectindo o nosso compromisso com a igualdade de oportunidades no acesso à formação profissional”, realçou o responsável.
O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, em representação do ministro Diamantino Azevedo, reconheceu o investimento da SODIAM para a materialização das orientações do Executivo angolano, no domínio da formação profissional direcionada aos jovens que irão assegurar a continuidade do trabalho em curso no âmbito da lapidação e transformação de diamantes, bem como o empenho dos recém-formados, professores e outros funcionários do Centro.
Segundo o responsável, com a marca alcançada de 278 técnicos certificados, o CEFOLAD vem consolidando o seu papel fundamental na capacitação de profissionais de óptima qualidade para a nossa indústria de lapidação.
“Estamos hoje perfeitamente enquadrados no nosso Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, no qual um dos pilares assenta justamente na formação de quadros e técnicos especializados para levarmos a bom termo as inúmeras tarefas para a diversificação de receitas, não só no sector, mas também contribuir para uma economia mais abrangente, liderado pelo o Executivo, que pretende alcançar para realização dos desígnios da nossa população”, destacou.
O CEFOLAD é uma estrutura concebida para capacitar quadros angolanos, maioritariamente das regiões onde se exploram diamantes, como efectivos a serem contratados pelas unidades fabris erguidas no Pólo de Desenvolvimento de Saurimo.
Comentários