Celebra-se hoje, 31 de Janeiro, o Dia Mundial do Engenheiro Ambiental, um profissional cuja actividade está voltada ao cuidado que se deve ter com o meio ambiente e procurar deixá-lo mais equilibrado para as gerações futuras.
Por ocasião desta efeméride, a Directora do Gabinete de Sustentabilidade da Empresa Nacional de Diamantes de Angola, Fátima Proença, fala das acções ambientais levadas a cabo nos projectos diamantíferos detidos cem por cento pela ENDIAMA e do seu impacto para as comunidades adjacentes.
A engenheira de minas e especialista em ambiente, afirma que os trabalhos ambientais desenvolvidos no Luachimba e no Xamacanda decorrem a bom ritmo.
Fátima Proença avançou, por exemplo, que no Luachimba já foram construídas duas bacias, para a sedimentação dos finos provenientes da estação de tratamento.
“Assim, o material que vem da unidade de tratamento é depositado na bacia, onde os finos ficam sedimentados e somente a água limpa vai para o curso de água (rio)”.
Falando da preservação do ambiente, a Directora do GASUS disse que, a mesma é de responsabilidade de todos nós e que pequenos actos fazem toda a diferença e apelou a mudança de certa actitudes e comportamentos.
Na entrevista concedida à Sala de Imprensa, Fátima Proença falou igualmente dos principais desafios do Gabinete que dirige, tendo realçado que “há ainda um longo caminho a percorrer”.
A responsável aproveitou a oportunidade para endereçar uma mensagem de felicitações a todos os engenheiros ambientais angolanos, pela sua dedicação e pelo seu trabalho árduo em prol do desenvolvimento do país.
Ouça, abaixo, o áudio da entrevista com a Enga. Fátima Proença:
Comentários