O presidente do conselho de administração da ENDIAMA- E.P, Ganga Júnior, destacou, nesta terça-feira, 30, na província da Lunda Sul, a importância das fábricas de lapidação de diamantes para o país, tendo em conta a perspectiva de aumento da cadeia de valor do subsector diamantífero angolano.
Ganga Júnior falava durante a inauguração da Robust Diam- Indústria de Diamantes, Lda., instalada no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, com uma capacidade para lapidar 96 mil quilates por ano.
O PCA da ENDIAMA fez saber, na ocasião, que no âmbito da execução do Programa de Desenvolvimento Nacional, a empresa vai continuar a realizar tarefas importantes que visam o aumento do volume de produção em Angola, e fazer com que os diamantes saiam do país com um valor acrescentado.
A fábrica de lapidação de diamantes inaugurada, hoje, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, é a nona no país, teve um investimento de 5,5 milhões de dólares norte-americanos e gerou 50 postos de trabalho, um número que pode vir a ser quadruplicado nos próximos dois anos, permitindo, deste modo, a inserção de mais jovens angolanos no mercado de emprego.
A Robust Diam- Indústria de Diamantes, Lda., é detida pela ROBUST DIASTAR DMCC, com 51% e pela ENDIAMA -E.P, com 49%.
Ouça, abaixo, a intervenção do PCA da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior:
Comentários