A Empresa Nacional de Diamantes de Angola inicia, na segunda-feira, 30 de Outubro, o processo de pagamento das compensações aos ex-trabalhadores das empresas mineiras paralisadas há mais de dez anos na província da Lunda Norte.
De acordo com o coordenador da Comissão Técnica Conjunta deste processo, Felizardo Elias, são no total 2423 ex-funcionários das sociedades mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, que operavam no município de Lucapa, e dos projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, localizados no município de Cambulo.
O responsável avança que as referidas compensações resultam de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores daquelas empresas, sendo que cada um deles poderá receber uma quantia monetária que varia entre um milhão e setecentos mil e um milhão e duzentos mil kwanzas.
Para além desses valores, Felizardo Elias explica que os ex-colaboradores das empresas em causa vão ainda beneficiar de um projecto de empreendedorismo, à sua escolha, e de um processo de atribuição de bolsas de estudos para aumentar o seu grau académico, bem como dos seus dependentes.
O coordenador da Comissão Técnica Conjunta das negociações do processo de compensações dos ex-trabalhadores das sociedade mineira do Lucapa, Laurica, Yetwene, Luxinge e Fucauma, garante que esse trabalho estará concluído em Junho de 2024, depois da segunda fase do processo de cadastramento dos ex-trabalhadores em falta.
Ouça, abaixo, o áudio do coordenador da Comissão Técnica Conjunta, Felizardo Elias.
Comentários