Encerrou sexta-feira (08.09.23) a 3ª edição da Formação em Gestão de Unidades de Saúde (FOGUS) marco significativo para a comunidade de saúde e de gestão hospitalar em Angola, o curso de pós-graduação concebido pela Clínica Sagrada Esperança com duração de 2 anos e que teve início em 2019 e estendeu-se até 2023 devido a interrupção causada pela pandemia global Covid-19.
Na ocasião Carlos Pinto de Sousa, reconheceu o papel da Clínica Sagrada Esperança no campo da assistência médica e medicamentosa, onde a formação de quadros configura um dos pilares de sustentação para continuidade dos serviços prestados nas mais diferentes especialidades como factor canalizador de excelência.
“Continuaremos apoiar para acelerar o processo de formação de quadros qualificados, para a melhoria dos serviços prestados as nossas populações” disse o Secretário de Estado da Saúde, no discurso de encerramento.
O evento foi testemunhado pelo Secretário de Estado dos Recursos Minerais Jânio Correia Victor, que por sua vez felicitou a organização pela especialização dos quadros que irão servir melhor o país.
Estiveram presentes ainda a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação Alice Ceita, o Embaixador de Portugal Francisco Duarte e o Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, José Manuel Augusto Ganga Júnior.
Dos 48 formandos, 7 encontram-se no processo de disciplina opcional, 41 receberam os seus diplomas na cerimónia ocorrida no anfiteatro da Clínica Sagrada Esperança e presidido pelo Secretário de Estado da Saúde Carlos Pinto de Sousa em representação da Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta.
O FOGUS é fruto de uma parceria existente há mais de 10 anos entre a Clínica Sagrada Esperança e a Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal, sendo que até ao momento já capacitou mais de 150 profissionais de todo o país, posicionando assim a CSE como parceira essencial para formação de quadros em Angola.
Ouça abaixo o áudio do Secretário de Estado dos Recursos Minerais Jânio Correia Victor.
Comentários