Os recém-finalistas do I ciclo formativo do Centro de Formação Profissional da ENDIAMA revelaram-se, esta quarta-feira, optimistas quanto ao seu futuro profissional.
O primeiro grupo de jovens formados pelo CEFOPE afirmou, durante a cerimónia de outorga de diplomas e certificados, que os conhecimentos adquiridos ao longo dos nove meses de formação e a experiência vivida no estágio curricular, constituem a base para o ingresso de um técnico no quadro de pessoal de qualquer empresa do sector mineiro.
José Cunga, 23 anos de idade, natural de Txicumina, município de Saurimo, finalista do curso de Prospecção Mineira, com 16 valores, sublinha que “o estágio foi excelente” e perspectiva um futuro melhor, trabalhando na área em que acaba de se formar.
As estatísticas do CEFOPE referem que a Topografia e Cartografia foi um dos cursos com maior número de formandos.
Gevelson Vumbi, natural de Saurimo, apto com 18 valores, fez o estágio na Sociedade Mineira de Catoca, e garante estar em condições de contribuir para o desenvolvimento de Angola.
Armindo Espírito Santos, também natural da Lunda Sul, concluiu o curso de Exploração Mineira aos 16 anos de idade, com uma média final de 17 valores, e apela as empresas do sector para o recrutamento de mais jovens formados na sua especialidade.
Por sua vez, Gilberto Gomes, assegurou, em nome do corpo de formadores, que os primeiros finalistas do Centro de Formação Profissional da ENDIAMA, estão capacitados para preencher as lacunas que ainda existem nas empresas mineiras que operam, em grande medida, na região Leste do país.
Ouça, por ordem, os áudios abaixo:
José Cunga
Gevelson Vumbi
Armindo Espírito Santos
Gilberto Gomes
Comentários