O PCA da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, disse hoje, 27 de Abril, na Lunda-Norte, que a aposta durante este mandato foi trabalhar para acabar com a informalidade no subsector, com o garimpo e outras práticas.
O Gestor avançou também que das 260 cooperativas licenciadas com tempo determinado para transformação em projectos industriais, apenas a Sociedade Mineira do Chissema, inaugurada ontem, alcançou o objectivo, o que “constitui um marco importante”, disse.
Ganga Júnior exortou outras cooperativas em actividade a seguirem o exemplo da SM Chissema, tendo frisado que o objectivo passa por descontinuar as cooperativas, tendo informado que se está “a trabalhar gradualmente na transformação da actividade informal”.
De acordo com o PCA, “Tchinguvo é um projecto que teve muitos problemas de gestão e coordenação e hoje com agrado assistimos a outorga da licença de exploração”.
Em representação dos parceiros do Tchinguvo, Bruno Pinheiro, sublinhou que a mina investiu 15 milhões de dólares americanos e conta com uma força de trabalho de 500 trabalhadores.
Siga o áudio abaixo indicado.
Comentários