Angola já membro da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extractivas, anunciou hoje (16) a ITIE em comunicado oficial distribuído à imprensa a partir da cidade de Bruxelas.
A “decisão histórica”, como referiu o Ministro Diamantino Azevedo no seu discurso, foi tomada hoje no Reino da Bélgica, durante a 53ª reunião do Conselho da ITIE.
Angola passa a ser o 57º País membro, e o 28º dentre os Países africanos que integram a referida organização vocacionada para promover a gestão aberta e transparente das receitas provenientes dos sectores de recursos minerais, petróleo e gás.
O Ministro Diamantino Azevedo, que chefiou a delegação integrada pelos Presidentes dos Conselhos de Administração da ENDIAMA, SODIAM e SONANGOL, referiu que este novo cenário obriga a maior transparência tanto nos actos de governação como na actividade das empresas, assim como da sociedade civil no acompanhamento do uso das receitas geradas pela indústria extractiva. (ouvir áudio abaixo)
Ganga Júnior, PCA da ENDIAMA, revelou-se “bastante satisfeito” pelo objectivo alcançado, tendo realçado tratar-se da confirmação de que Angola cumpre com os padrões internacionalmente aceites. ( ouvir áudio abaixo)
O PCA da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, frisou o cumprimento da meta estabelecida e destacou o trabalho desenvolvido pelos técnicos do sector, adjectivando-o como “árduo e aturado” (ouvir áudio abaixo).
Para o PCA da SONANGOL, Gaspar Martins, a entrada na organização constitui uma oportunidade para continuar a mostrar que a empresa está comprometida com as melhores práticas do sector do petróleo e gás.
Por seu turno, Cecília Kitombe da ADRA (organização da sociedade civil), qualificou como “corajosa” a atitude do Governo Angolano por ter avançado para a candidtatura a membro da ITIE.
Nos documentos disponibilizados abaixo poderá tomar contacto com a nota de imprensa da ITIE e com o o discurso do Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Comentários